segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Caro, estagiária no Teatro IBISCO : Primeira e última crónica. (Após correção nas aulas de Português)


Vou apresentar-me para començar. Chamo-me Caroline, tenho 19 anos e sou francesa. Eu sou de Toulouse mas moro em Périgueux onde estou a estudar. Estou a tirar um diploma em gestão urbana, urbanismo e desenvolvimento turístico.
Aqui em Portugal, eu faço um estágio na associação Teatro IBISCO. Cheguei em Lisboa no dia 5 de junho e agora vou voltar em França a 14 de Agosto.
No meu estágio eu faço muitas coisas, tudo é muito interessante no Teatro IBISCO ! Descobri pessoas maravilhosas, um modo de vida único, diferente do meu. Uma maneira extraordinária de fazer as coisas e uma solidaridade entre pessoas que não existe onde eu moro em França. Da-me muito prazer ver e participar no trabalho da associação Teatro IBISCO.

Ser uma estagiária IBISCO... Em primeiro lugar é uma experiência única. É a primeira vez que eu moro num país estrangeiro, sozinha, longe de todos os meus costumes. Foi uma experiência muita boa! Eu estou muita contente e quando voltar vou ter muita saudade da minha vida portuguesa em Lisboa, do bairro Quinta da Fonte, da associação e também das pessoas com quem partilho o apartamento... Aqui experienciei uma vida nova

Quando tornamo-nos um estagiário IBISCO, não integramos só a assiciação mas entramos no bairro inteiro. Não é estagiar numa estrutura, é aprender toda uma cultura! O bairro Quinta da Fonte conquistou-me desde a minha chegada. Fiquei espantada pelo acolhimento dos habitantes e dos membros da associação. No Teatro IBISCO descobri uma mentalidade que não estava à espera. Uma atmosfera familiar, amigável, solidária e de entreajuda.

A coisa mais maravilhosa para mim são as criançias... Aqui eu faço atividades manuais com crianças do bairro e estou muito contente de respirar esta atmosfera entre eles. Eles são muitos unidos. Também são bem educados, cativantes e adoravéis. Apaixonei-me pelas criançias deste bairro. ♥

Tenho muito para dizer... Mas vou parar por aqui. Até a minha próxima viagem a Lisboa!

Gostaria de agradecer a todas as pessoas que ajudaram-me a fazer desta experiência uma parte da minha vida que nunca irei esquecer.
Agradeço a todas pessoas do Teatro IBISCO (Eunice, Eduino, Miguel, Bruno, Catarina, Ibrahim, Ruben, etc...), Francisco e Maria pela preparação cultural e linguística de qualidade, às pessoas do bairro e ao programa CEMEA Aquitaine de mobilidade para estudantes. Obrigada a todos!

VIVA O TEATRO IBISCO! Merci. Je vous aime.


Sem comentários:

Enviar um comentário